Feliz aniversário

Posted on by GILBERTO DE MARTINO

Babel

Adorava aquela babel de cores, idiomas, vestuário, turbantes, batiks. Ainda faltam cocares, pensou. Idiomas indecifráveis e misteriosos pelo ar. Adoraria ter um chip do googletranslator na sua cabeça. Como gostava desse mundo dos saguões dos grandes aeroportos internacionais.

Tomava seu Latte (sempre tomava uma Latte nessas ocasiões).

O mundo se apequenava. Há uns vinte anos pareceria-lhe um absurdo de longe ir para Doha. Talvez nem mesmo soubesse aonde ficava essa cidade. Hoje todo mundo vai a qualquer lugar, civilizado ou não.

Até aquele casal de pais ali na sua frente, com que acabara de conversar. Vão visitar a filha bolsistadoCiênciasemFronteirasdaDilmapresidenta na Austrália. Ah. A classe média vai ao paraíso e à Australia.

Não lhe incomodava em absoluto o fato de visitarem a filha no exterior, nem o orgulho de ter uma filhabolsistadoCNPq. Até sentia uma ponta de inveja dessa simplicidade. Adorava ver esse orgulho parental tão ingênuo e tão genuíno. No entanto, o que lhe fodia a alma é que iam para a Austrália com o mesmo espírito de quem iria visitar a filha em Vitória, ou em Feira de Santana. Tanto fazia o destino final. Saíram do interior de São Paulo e mobilizaram seus dólares para irem a uma obscura cidade de alguma irrelevante universidade da Australia, que muito provavelmente, estava mesmo interessada nos dólares dos meus impostos. Esse verniz e glamor pedante de internacionalizar sem critério algum algum a nossa caboclice era uma bobagem que lhe doía. Esses investimentos só veríamos contabilizados alguns anos depois quando alguém mais inteligente pudesse analisar com tranquilidade. O que lhe amenizava essa sensação de desperdício era o fato de que é melhor gastar mal em educação do que ver nosso dinheiro desviado pelo  Petrolão e e os bandidos encastelados no poder partidário.

Mas tudo bem, chega de criticas. Resumindo, esse casal de pais eram saudavelmente normais. E ponto.

De fato o mundo ficara pequeno.

E alguns, como esse casal, nem sequer se davam conta disso. 

Foi curtir o seu Latte em outro canto do bonito saguão.

Summer sky

Summer sky